segunda-feira, 9 de junho de 2008

Espírito Santo realiza Plenária Estadual do CONNEB


O Fórum Regional do Espírito Santo realizou nesse final de semana (07 e 08/06) à Plenária Estadual do CONNEB, na cidade de Serra/ES. A Plenária contou com a participação de diversos segmentos e significou um marco importantíssimo no processo de construção do projeto político do povo negro para o Brasil, em nosso estado.

Na abertura da Plenária, foi composta uma mesa com a participação de representantes das entidades que compõe o Fórum Regional e apoiadores do evento, que deixaram uma breve saudação e desejaram sucesso no transcorrer da atividade.

Em seguida, foi feita uma análise da conjuntura estadual e nacional, respectivamente por Ilma Viana da Coordenação Estadual do Círculo Palmarino e Julião Vieira da Executiva Nacional da UNEGRO. Após as falas os/as participantes debateram alguns pontos e destacaram a importância dessa discussão para o fortalecimento do Movimento Negro.

Na parte da tarde, aconteceu o Painel sobre o temário do CONNEB com a exposição de Meire Reis, Mestre em História e Coordenadora Estadual do Círculo Palmarino na Bahia. Durante a exposição, Meire fez uma análise da realidade brasileira do ponto de vista da nação, do Estado e da economia e apontou desafios para a construção do projeto político do povo negro para o Brasil. Em seguida, os/as participantes promoveram um longo debate relativo ao tema.

Depois dessa discussão foi à vez dos/as delegados/as participarem dos Grupos de Trabalho, que tiveram como tema: Cultura e Identidade; Ancestralidade e Religiosidade Africana; Mulheres Negras; Juventude Negra; e Reparações. Segundo avaliação, os debates nos Grupos foram bem acalorados e produtivos.

No domingo, foi realizado o Painel “Refletindo sobre a Diáspora Africana no Brasil”, onde o professor e antropólogo Oswaldo Martins fez um brilhante resgate da resistência do povo negro em nosso país.

Após o Painel, os Grupos de Trabalho apresentaram às propostas que foram debatidas e o Plenário fez suas considerações e complementações, de acordo com cada tema.

Por último, foi realizada à Plenária de Eleição da delegação capixaba à Assembléia de Porto Alegre/RS, sendo eleitos/as representantes do Círculo Palmarino, UNEGRO, Fórum Estadual de Juventude Negra – FEJUNES, Fórum Estadual Anti-racismo e Movimentos Sociais, CONEN, Religiões de Matrizes Africana, Quilombola e Hip-Hop.

Ao final, os/as participantes avaliaram positivamente à realização da Plenária e ressaltaram o amadurecimento e fortalecimento do movimento negro capixaba frente às discussões apresentadas e, principalmente, diante do processo de escolha da delegação.

A participação expressiva e qualificada da juventude negra também foi destacada na avaliação, bem como a forte e majoritária presença feminina entre a delegação eleita.

O Fórum Regional do CONNEB pretende agora dar continuidade as atividades previstas e aguarda ansiosamente à confirmação da Assembléia Nacional de Porto Alegre/RS.

Nenhum comentário: