quarta-feira, 28 de maio de 2008

CONNEB - Construindo um Projeto Político do Povo Negro para o Brasil

PROJETO POLÍTICO DO POVO NEGRO PARA O BRASIL

É imperativo contrapor a esta estrutura social racista e machista, que há longo tempo está posta, e que tem como meta a preservação do capitalismo e da hegemonia branco-européia sobre as outras etnias que compõem a sociedade brasileira. A necessidade de construção de um novo projeto fica a cada dia mais evidente, pois embora avancemos em nossa luta, embora acumulemos importantes vitórias, a condição de vida da maioria da população negra permanece inalterada e em muitos casos agudizada.

Necessitamos estabelecer ferramentas teóricas, políticas e organizativas para o avanço do Movimento Negro Brasileiro. Elaborar um projeto político com novas estratégias para a superação do racismo no Brasil, onde seja possível a convivência democrática, fraterna e a justiça social. Portanto, é preciso redefinir o Brasil como nação pluriétnica e multicultural. Este é um dos objetivos do projeto político do povo negro. O Estado atual como uniétnico e unicultural tem que ser reorganizado como reflexo da nação que diz representar.

A nossa ancestralidade em África ensina que, “não é necessário esperança para lutar, nem é preciso vencer para perseverar”, o importante é ter consciência da função que a história reservou para aqueles que fazem o processo de luta de libertação de seu povo.

Assim, conscientes do nosso papel perante a História, CONVOCAMOS, Negras e Negros para estarem num Congresso nosso onde a estratégia da luta e libertação do Povo Negro, que tem a Reparação como meio disponível, será traçada para que os objetivos do Projeto Político do Povo Negro para o Brasil venham ser alcançados.

TEMÁRIO

Ø Análise da realidade brasileira do ponto de vista da Nação, do Estado, da Economia e os desafios para a construção de um projeto político do povo negro para o Brasil.

Ø A participação do povo negro brasileiro nos espaços de poder do país;

Ø Estratégias políticas e de organização do Movimento Negro Brasileiro para alcançar os objetivos do projeto político do povo negro para o Brasil e reparações.
APRESENTAÇÃO

O povo negro brasileiro sempre desempenhou um papel determinante em todas as fases de produção da riqueza e do desenvolvimento do país. Todo o esforço empenhado na construção do Brasil não foi suficientemente convertido em reconhecimento social e instrumento de mobilidade e desenvolvimento econômico da população negra. Submetido inicialmente ao escravismo colonial, o povo negro ainda se encontra sob as determinações restritivas do sistema capitalista, sobrevivendo no desemprego, em atividades de baixa remuneração, sem acesso aos bens urbanos e culturais, afastado do ensino de qualidade e constituindo as maiorias excluídas das cidades e da cidadania.



A REPARAÇÃO HISTÓRICA

O tráfico e o trabalho escravo, reconhecidos crime contra a humanidade, são crimes imprescritíveis e como crimes da História que se reflete no presente como crimes continuados. Negros e Negras EXIGEM a Reparação Histórica ao Estado brasileiro como responsável não só, pelo tráfico transoceânico a que nossos antepassados foram subjugados e pela escravidão que tiveram há séculos reduzidos, mas, sobretudo, pela implantação e aplicação do projeto de nação de povo branco da elite republicana, que condenou negras e negros a permanecer por décadas, no subemprego e a ter como local de moradia, o mais baixo padrão de habitabilidade.

Nenhum comentário: